Skip to content

UMP desenvolve projeto no âmbito das demências

Foi oficialmente apresentado no dia 5 de setembro o projeto VIDAS – Valorização e Inovação em Demências, financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, que tem como missão o levantamento de dados sobre os tipos e grau de demências prevalecentes a nível das estruturas residenciais para idosos e serviço de apoio domiciliário.
A primeira etapa do VIDAS consiste na identificação da população com demência, através de uma avaliação neurológica a ser executada por uma equipa constituída por 6 psicólogos que irá envolver perto de 2000 utentes integrados nas 23 Misericórdias e IPSS’s inerentes ao projeto. Segundo os resultados deste balanço, serão promovidas ações de formação direcionadas a pessoal técnico das instituições sociais que intervém junto dos idosos, com o objetivo de padronizar princípios e práticas adaptadas proporcionando assim um tratamento adequado e uma melhoria na qualidade de vida do utente. Com base numa avaliação final, serão ponderadas reestruturações arquitetónicas específicas ao nível dos cuidados exigidos, permitindo assim retardar e atenuar o agravamento da demência.
Esta iniciativa envolve também a parceria da Direção Geral de Saúde, da Alzheimer Portugal, da CNIS, do Hospital do Mar e do Hospital de Magalhães Lemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contactos

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.