Mata Das Misericórdias Uma “Reserva” Da Beira Serra
Ao longo dos últimos 30 anos a Mata da Misericórdia, agora Mata das Misericórdias, tem sido alvo de uma constante intervenção destinada à sua preservação e valorização como espaço natural do concelho de Arganil.
Se, no princípio, a preocupação era a contenção das espécies invasoras, como as mimosas, logo de seguida a sua limpeza foi uma prioridade, pois durante vários anos era utilizada como depósito de lixo hospitalar. Volvidos 30 anos, agora é possível ver o resultado desse longo esforço.
Por outro lado, e com a recente aprovação da nova legislação sobre a limpeza das florestas, nomeadamente as faixas de gestão de combustíveis e o afastamento das copas das árvores, tem sido possível melhorar este espaço natural.
Não sendo um trabalho fácil, com o empenho dos trabalhadores do sector da Mata da Misericórdia, esta tarefa tem sido possível, através do desbastamento das copas e a manutenção dos espaços entre as árvores no interior das referidas faixas. É pois, um trabalho permanente.
Assim, espécies como o pinheiro manso, o medronheiro, o castanheiro e o sobreiro, entre outras, têm voltado a surgir na Mata das Misericórdias, para além da preservação dos exemplares anteriormente existentes.
Recentemente, e em articulação com a Escola Superior Agrária de Coimbra foram estabelecidos contactos tendo em vista uma parceria para a realização de um estudo neste magnífico espaço. Recorda-se ainda, o trabalho realizado pelo Dr. Carlos Daniel Vila-Nova que realizou o levantamento da flora e fauna da Mata das Misericórdias, concretizando o “herbário” identificativo das espécies existentes.
A Mata das Misericórdias aberta ao público das 8h às 20h está ainda dotada de espaços de lazer, um percurso de manutenção física, um percurso dos poetas e espaços de preservação da memória colectiva como o Largo dos Três Bispos, o Auditório Ventura e o Largo dos Antigos Alunos do Externato Alves Mendes, a Rua das Misericórdias, a Rua das Freguesias, entre tantos outros espaços.
É pois, um local a descobrir…
