Skip to content

XIII Congresso Nacional Das Misericórdias Portuguesas

Subordinado ao tema “Rigor, Compromisso e Missão”, realizou-se nos dias 7,8,9 e 10 de Fevereiro o Congresso Nacional das Misericórdias Portuguesas, o qual reuniu mais de 700 pessoas que não quiseram deixar de participar nos trabalhos deste importante evento na vida das Santas Casas de Portugal, contando na sessão de abertura com o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. Vieira da Silva e no encerramento com Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa.
Este Congresso Nacional ficou marcado pela discussão de várias temáticas, sendo que uma delas prendeu-se com o Projeto da Lei de Bases da Saúde, cuja versão em apreciação relega para segundo plano o papel do Setor Social, como espaço de parceria com o Estado, escamoteando a ligação histórica das Misericórdias à área da saúde, tendo disso dado nota os diversos palestrantes nas diferentes conferências realizadas, com especial incidência a Dr.ª Maria de Belém Roseira que defendeu a complementaridade do Setor Social no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, cuja Constituição e, mais recentemente, a Lei de Bases da Economia Social, referem como Setor com o qual o Estado deve aprofundar parcerias.
A Misericórdia de Arganil esteve presente, fazendo-se representar ao seu mais alto nível, através do seu Provedor, prof. José Dias Coimbra, acompanhado pelo Vice-provedor, Prof. António Carvalhais da Costa e Dr. Nuno Gomes, Vogal da Mesa Administrativa e Diretor Geral.
Coube a este último, ser orador na conferência “Profissionalização e Misericórdia – Um desafio para Quadros Técnicos”, e cuja intervenção mobilizou os presentes, o que motivou os inúmeros aplausos ao longo da dita apresentação e, mais uma vez, reforçou o reconhecimento e contributo da Misericórdia de Arganil no movimento das Santas Casas.
Parabéns à União das Misericórdias Portuguesas, na pessoa do seu Presidente, Dr. Manuel de Lemos, pelo excelente evento, rico de discussão e conhecimento, profundo de amizade e de sentido de União a este movimento com mais de 500 anos que são as Misericórdias de Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contactos

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.