Misericórdia Entrega Donativo À Cruz Vermelha Portuguesa Para Apoio Às Vítimas Do Ciclone Idai – Cidade Da Beira
Foi pela voz do Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Dr. Francisco Jorge, que uma delegação da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, encabeçada pelo seu Provedor, prof. José Dias Coimbra, assim como representantes da designada Comissão Organizadora de Apoio à Cidade da Beira – Moçambique, tomaram conhecimento do Projeto Embondeiro.
O referido projeto destina-se à recuperação e apoio às vitimas do Ciclone Idai que afetou esse País Africano, tendo originado as inundações que afetaram mais de 1,85 milhões de pessoas e conduziram à morte cerca de 700 moçambicanos.
A Cruz Vermelha Portuguesa envolveu então, mais de 300 voluntários e transportado mais de 220 toneladas de produtos para socorrer as populações afetadas.
Atualmente, o projeto mantém, em permanência e em regime de rotatividade, uma equipa de 20 elementos que compõem as equipas de saúde, prestando cuidados de saúde num hospital de campanha, onde nasceram mais de 100 crianças após a tragédia.
Foi pois, com a intenção de ajudar as vítimas das cheias que a Misericórdia de Arganil, na sequência de deliberação tomada pela Mesa Administrativa da Instituição, entregou um donativo à Cruz vermelha Portuguesa.
De igual modo, a Comissão constituída em Arganil também com o propósito de angariar apoios para as vítimas da tragédia ocorrida na Cidade da Beira, com profundas ligações a esta Vila, em face da geminação existente entre as duas localidades, fruto da significativa colónia arganilense que aí residiu durante décadas, entregou também um donativo junto da mesma Instituição.
De acordo com o responsável máximo da Cruz Vermelha Portuguesa os apoios recebidos, bem como outros donativos entretanto entregues, quer de particulares, quer de Instituições da Sociedade Civil e empresas, destinam-se a reconstruir, requalificar e ampliar o Hospital que acolhe a maternidade de Macurungo, que se perspetiva seja inaugurada em Novembro do corrente ano, ficando dessa forma registado para memória futura o apoio dos Portugueses.
A Misericórdia de Arganil regozija-se por o resultado da solidariedade das pessoas e instituições, no âmbito da “Operação Embondeiro” ser canalizada para uma obra que irá beneficiar as populações afetadas, nomeadamente as futuras mães da Cidade da Beira, que assim terão uma maternidade condigna.
