Complexo Cultural / Desportivo

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

A academia deverá ser entendida como uma estrutura de cariz cultural destinada à partilha de saberes e à preservação das tradições locais nas suas mais variadas expressões. Pretende-se deste modo que a academia funcione no espaço da escola do Paço Grande, possibilitando a sua refuncionalização e simultaneamente a preservação de um imóvel de traça tradicional, representativo de uma época do sistema de ensino em Portugal e que marcou inúmeras gerações de alunos.
Assim, a estrutura projetada para a escola do Paço Grande, pretende ser um espaço funcional, aberto a todos os cidadãos e que, apesar de ter o seu enfoque na população sénior, em termos de utilização regular, pretende ser um espaço de convívio inter-geracional, fomentando assim, a partilha de saberes através de oficinas lúdicas, destinadas a áreas tão distintas como a expressão artística, línguas, informática, história, educação física, espaço de exposições, seminários e conferências entre outras. Não obstante, a ideia preconizada para este projeto distingue-se ainda, na procura e no estímulo à participação na estrutura de funcionamento, organização e dinamização das diversas temáticas de figuras distintas da sociedade local e regional, capazes de promoverem a reflexão e a produção de opiniões sobre as mais variadas matérias com interesse para a coletividade.
Na génese dos objetivos da Academia Condessa das Canas estão os próprios desígnios estratégicos estabelecidos em sede da estratégia de desenvolvimento local gizada pelo Concelho de Parceiros da Beira Serra, para que esta estrutura possa contribuir para a melhoria da Qualidade de Vida, Criação e Diversificação do Emprego, Potenciação das Dinâmicas Regionais e Notoriedade para a Região.
A academia pretende ainda, ser o reflexo do conceito “Árvore” através da partilha de recursos com Instituições locais e facilitando sinergias em prol de algumas questões associadas ao turismo e à promoção das tradições, sem esquecer as novas tecnologias como agentes facilitadores dessa mesma promoção.

Orfeon Maestro Alves Coelho é um coro misto formado em Fevereiro de 2010, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Arganil. Trata-se de um grupo coral amador sem fins lucrativos que conta actualmente com cerca de 50 elementos, oriundos de vários pontos do concelho de Arganil e de diversas origens académicas e/ou profissionais, englobando colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, profissionais liberais, funcionários públicos, etc.
O Orfeon, dirigido pelo professor/maestro José Miguel Marques,  veio enriquecer a oferta cultural no panorama do Concelho de Arganil, a par de outras estruturas já existentes. Porém, homenageia o Maestro Alves Coelho, figura ímpar no que diz respeito à música, marcando desta forma a região.
Desde Julho de 2010, o Orfeon Maestro Alves Coelho ensaia bissemanalmente visando a maturação de aspectos técnicos vocais e a interpretação cuidada de obras corais. O repertório do Orfeon incluiu peças de carácter distinto, “a capella” e com acompanhamento de órgão/piano, e de estilos diversificados, desde o erudito à música popular. Apresentou-se pela primeira vez em público na igreja da Misericórdia de Arganil, no dia 17 de Novembro de 2010, recebendo o “Ensemble Cum Jubilo” no âmbito do Festival de Música de Coimbra. Das apresentações que já efectuou destaca-se a participação na apresentação dos órgãos sociais da “Fundação Memória da Beira Serra – A Comarca de Arganil”, no dia 26 de Fevereiro de 2011, no Casino do Estoril (Lisboa).
De salientar ainda que o Orfeon é uma das formas culturais preconizada pela Santa Casa da Misericórdia de Arganil, no âmbito do Projecto Academia Condessa das Canas, que representa uma nova dinâmica de forma a incentivar a participação da comunidade através da sua adesão a esta actividade, apenas possível pelo voluntariado e dedicação dos membros do grupo coral e do espírito de abertura e cooperação da Instituição, contando com os patrocínios dos empresários Susana Redondo e Carlos Andrade.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.