Complexo Social

ERPI

A ERPI constitui uma resposta social desenvolvida em equipamento, destinada ao alojamento coletivo de pessoas idosas, de ambos os sexos, de idade não inferior a 65 anos, cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde, não lhes permite permanecer no seu meio habitacional de vida. Porém, ainda podem ser admitidas pessoas com idade inferior aos 65 anos, desde que seja devidamente justificado para integração na resposta.

A capacidade da resposta social em questão é de 120 utentes.

Centro de Dia

O CD é uma resposta social destinada a pessoas idosas de ambos os sexos, que proporciona, em horário diurno, um conjunto diversificado de serviços e atividades de desenvolvimento pessoal tendentes ao bem-estar do utente e ao seu equilíbrio emocional e físico e de apoio à respetiva família.

Partindo das suas capacidades e interesses, procura-se estimular, ajudar a prolongar e potenciar ao máximo as capacidades psíquicas, físicas e sociais dos utentes, facilitando-lhes o acesso a novas descobertas e despertando-os para novos interesses, ocupando os tempos livres, dando-lhes a atenção necessária para que possam continuar no seu meio sociofamiliar, com qualidade de vida.

O Centro de Dia tem uma capacidade de 50 utentes na Sede e de 41 no Centro de Dia de Secarias.

Serviço de Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e/ou cidadãos que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e/ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.

A capacidade da resposta social em questão é de 40 utentes, com tendência ao alargamento da mesma.

O SAD funciona integrado no Complexo Social da Santa Casa da Misericórdia de Arganil.

Centro de Atividades de Tempos Livres

A valência CATL da Santa Casa da Misericórdia de Arganil é, nos termos do regulamento interno da instituição, a resposta social desenvolvida em equipamento, destinada a crianças a partir dos seis anos de idade e a jovens, possibilitando-lhes atividades de animação nos seus tempos disponíveis, com capacidade para 100 crianças de acordo com o regulamento interno, e de forma a serem admitidos na valência, as crianças deverão ter idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos.

Atividades de Animação e Apoio à Família

AAAF – A valência objeto de caracterização disponibiliza diversos serviços dos quais se destaca o prolongamento do horário pré-escolar/acompanhamento familiar. Medida educativa assente no desenvolvimento de atividades de animação sócio-educativas realizadas em períodos complementares às previstas 25 horas curriculares, assegurando, ainda os períodos de interrupções letivas.

Terapia da Fala

A Terapia da Fala visa a prevenção, diagnóstico e tratamento de dificuldades relacionadas com a fala, linguagem, deglutição, voz, respiração e funções cognitivas, incluindo a aprendizagem. As sessões, que podem ser realizadas individualmente ou com a colaboração da família/escola, acontecem em ambiente lúdico e utilizam recursos didáticos e tecnológicos, com uma frequência semanal ou quinzenal.

Veja todos os projetos que temos para si na nossa página de projetos para a comunidade