Dar Dignidade É Garantir Cuidados Paliativos
Numa altura em que os números da COVID-19 não param de crescer, e com isso os riscos para os públicos mais fragilizados, a importância do acesso a Cuidados Paliativos ganha maior relevo e importância.
Tanto mais que, sendo estes prestado no domicílio das pessoas, evitam-se deslocações e saídas para ambientes de maior risco de contágio.
Por outro lado, e sendo Outubro o mês dos Cuidados Paliativos, a equipa do Projeto Dar Sentido aos Dias, tem promovido diversas ação de formação/sensibilização para a importância destes cuidados, numa ótica promotora da abordagem paliativa e desenvolvimento de ações paliativas, como etapa intermédia de uma intervenção mais profunda e consistente com a política dos Cuidados Paliativos.
Por isso, os profissionais da equipa, liderados pelos respetivos médicos que colaboram com o projeto (Dr. Simão Serrano e Dr. Hélio Rodrigues) mobilizaram-se para uma melhor divulgação da importância desta forma de cuidar, que contribui, antes de tudo, para a promoção e valorização da dignidade da Ser Humano, especialmente quando em situação de grande adversidade clínica.
Nesse sentido, o projeto Dar Sentido aos Dias desenvolvido por esta Misericórdia, e em parceria com as congéneres de Vila Nova de Poiares e Penacova, vem reforçar a necessidade de criação de uma unidade vocacionada para esta realidade, e para a qual o antigo Hospital Condessa das Canas reunirá as condições físicas para esse efeito, terminadas as obras em curso.