Festividades Em Honra De Santa Isabel
Tendo como pano de fundo as tradicionais celebrações em honra de Santa Isabel, Padroeira das Misericórdias Portuguesas, realizou-se no dia 1 de julho a homenagem a três figuras ímpares da igreja portuguesa e naturais da Beira Serra.
Assim, D. José Alves Matoso, D. João Campos Neves e D. Eurico Dias Nogueira, passaram a ter perpetuados os seus nomes no chamado Largo dos Três Bispos na Mata das Misericórdias.
Este evento, contou com a presença de várias Santas Casas do país, reunidas numa comitiva liderada pelo presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Dr. Manuel de Lemos.
Também não deixaram de marcar presença individualidades como Dr. Polybio Serra e Silva, Dr.ª Helena Albuquerque, Coronel Ribeiro de Almeida, deputado Maurício Marques, entre outras.
A Câmara Municipal de Arganil fez-se representar pela Dr.ª Paula Diniz, Vice-Presidente, bem como pelo Presidente da Assembleia Municipal, Eng.º Ricardo P. Alves.
Também os vereadores eleitos pelo Partido Socialista, neste caso, Dr.ª Tyoga McDonalds e Eng.º Fernando Valle, marcaram presença, sendo que coube a este último descerrar a placa alusiva a D. José Alves Matoso, natural do Pisão, freguesia de Coja.
Já as placas alusivas a D. Eurico Dias Nogueira e D. João Campos Neves, foram descerradas, respetivamente, pelo Cónego Sertório e Dr. António Sérgio, naturais da Pampilhosa da Serra e André Campos Neves, familiar do Bispo com o mesmo apelido.
Constou ainda do programa, a oferta do conjunto pintado em tela das 14 Obras de Misericórdia da autoria do Prof. José Dias Coimbra, Provedor da instituição.
No mesmo local foi prestada homenagem às voluntárias da Misericórdia, encerrando-se o programa das Festividades com um magnífico concerto na Igreja da Misericórdia, proporcionado pelos grupos corais: Orfeon Maestro Alves Coelho, grupo coral da Misericórdia de Águeda e grupo coral da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
