Hospital Condessa das Canas renasce
Aos poucos e poucos, o antigo Hospital Condessa das Canas vai ganhando novas formas e nova vida.
Sem esquecer a sua história, e por isso preservando a sua traça, tem sido refrescado com linhas de modernidade tendo em vista adequá-lo às novas exigências no âmbito da prestação de cuidados de saúde.
Simultaneamente, a zona envolvente foi alvo de intervenção camarária, criando a expetativa de que tudo se poderá coadunar para que, num futuro próximo, a vila de Arganil ganhe uma nova centralidade.
O Hospital surge cada vez mais desafogado, impondo-se de forma natural na silhueta da vila e fazendo parceria com o Hospital Dr. Fernando Vale e a Igreja da Misericórdia, sem esquecer o jardim que acolhe o “Chorão da Saudade”, onde estão imortalizados diversos vultos que passaram pelo antigo Hospital Concelhio.
Mas nada disto é fácil, na certeza de quase tudo ser “arrancado a ferros”, mas a tenacidade dos que acreditam, e a convicção de que ainda há muito para andar e lutar, apenas fortalece os mais afoitos.
Primeiro terminar a obra e depois colocá-la ao serviço da região, são estes os objetivos que norteiam este investimento, pelo caminho irão surgir os obstáculos do costume, como os interesses colaterais de atração de investimentos e protocolos de funcionamento para outros locais, entre tantos outros.
Agora, que se anuncia o alargamento da Rede nacional de Cuidados Continuados Integrados, o desenvolvimento de uma verdadeira Rede de Cuidados Paliativos e tantas outras soluções para promover o investimento público e o desenvolvimento de mais respostas locais, tendo em vista ultrapassar a crise profunda que se avizinha e reflexo da pandemia do COVID-19, é importante que todos sejam capazes de distinguir o que é fundamental do que é acessório…
