Mensagem de Boas Vindas

Não poderia deixar de começar por vos dizer, sejam bem-vindos!

A Misericórdia de Arganil, fundada em 1647, tem um longo e vasto historial de atuação no campo da solidariedade, imbuída pelos valores do Humanismo Cristão e pela preocupação com o bem-estar da comunidade onde se insere e de onde emana.

É por isso que, nas mais variadas respostas sociais que desenvolvemos e promovemos, procuramos responder às solicitações daqueles que mais precisam e necessitam e que são todos aqueles que nos procuram, independentemente da sua condição social.

No entanto, equilibrar a disponibilização e prestação de serviços com a necessária sustentabilidade desta Instituição não é fácil, especialmente quando as exigências são cada vez maiores, fruto, não apenas da diversidade dos problemas a que procuramos dar resposta, mas de igual modo, da insuficiência de recursos despendidos, também, pelo nosso Parceiro Estado.

Razão pela qual, o acolhimento e o cuidar de todos aqueles que a nós recorrem, não deixando de ser uma premissa associada ao cumprimento das 14 Obras de Misericórdia, cada vez mais deve ser feita com responsabilidades partilhadas, onde aos direitos se associam os deveres de todas as partes envolvidas.

Por isso, sejam mais novos ou mais velhos, esta Santa Casa procurará assegurar os melhores cuidados e, acima de tudo, o respeito pela dignidade de cada um de vós, na medida em que hoje são vocês a entrar nesta Instituição para receberdes o carinho que merecem, mas amanhã serei eu e todos os que colaboram nesta Misericórdia a necessitar de igual carinho.

E que melhor exemplo podemos oferecer do que promover o vosso bem-estar, como um investimento no bem-estar de cada um daqueles que hoje vos recebe!

Fazer hoje o bem, para que amanhã também a nós nos possam fazer o bem.

Arganil,

O Provedor

(Prof. António Carvalhais da Costa)