O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e/ou cidadãos que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e/ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.

A capacidade da resposta social em questão é de 40 utentes, com tendência ao alargamento da mesma.

O SAD funciona integrado no Complexo Social da Santa Casa da Misericórdia de Arganil.

 

Serviços Prestados:

  • Fornecimento e preparação da toma nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica;
  • Cuidados de higiene e conforto pessoal;
  • Cuidados de imagem;
  • Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
  • Tratamento da roupa do uso pessoal do utente;
  • Apoio psicossocial;
  • Atividades de animação e socialização, designadamente, animação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades da comunidade;
  • Serviço de enfermagem;
  • Acompanhamento do utente ao exterior, quando possível;
  • Reparação de serviços de manutenção no domicílio, de acordo com a possibilidade da Instituição;
  • Serviço de teleassistência;
  • Sensibilização dos familiares e cuidadores informais para a prestação de cuidados aos utentes;
  • Realização de atividades de ocupacionais.

O SAD poderá contemplar, na prestação de serviços, projetos desenvolvidos pela Instituição.

A prestação dos serviços identificados, poderá ser efetuada na totalidade ou em partes individualizadas, conforme a solicitação dos utentes e/ou a capacidade da instituição, sendo condição obrigatória a contratualização de, pelo menos, 2 serviços.

 

Horário de Funcionamento

Todos os dias da semana, incluindo fins-de-semana e feriados: 09:00h às 18.00h.

Contactos Telefónicos – Horários:

Equipa Técnica/ Equipa de Enfermagem (diariamente)

10:30h às 12:00h

15:00h às 16:30h

Atendimentos Presenciais (Marcação Prévia) – Horários:

Equipa Técnica

10.30h às 12.00h

15.00h às 16.30h