Skip to content

U.M.P. refletiu sobre propostas de reforma do quadro legal das Instituições de Solidariedade

Reunida em Arganil a União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Presidida pelo Dr. Ma­nuel de Lemos, analisou a evolu­ção da recente legislação sobre o setor social, com especial inci­dência nos projetos relacionados com a regulamentação do campo das entidades não lucrativas.
Nessa perspetiva, o grupo de trabalho presente, analisou as implicações que a nova regula­mentação prevista no âmbito da Lei de Bases da Economia So­cial terá nos estatutos das insti­tuições de solidariedade, desig­nadamente na própria UMP, com especial incidência na alteração / revisão do decreto de lei n.º 119/83 de 25 de Fevereiro.
Analisou-se de igual modo, os modelos de relacionamento com o Estado, em particular as novas formas de estabelecimento de acordos sobre o desenvolvimento da ação social, tendo por base a proximidade das instituições de solidariedade às comunidades.
Para o Presidente da UMP, “estamos perante uma realidade em que o peso do setor social é muito relevante, mas que ainda tem potencial de crescimento. Não somos nem público, nem privado, mas sim setor solidário, e por isso detentores de uma identidade e linguagem própria que nos aproxima e liga às co­munidades.”
Aproveitou ainda a oca­sião para “reconhecer o papel que a Misericórdia de Arganil tem realizado ao longo dos tempos, por inter­médio do seu Provedor, que nos acolhe e recebe sempre tão bem e estimula a per­manente discussão sobre estas problemáticas, mas, com a sua sabedoria, acon­selha e alerta”.
Para José Dias Coimbra, Provedor da Instituição, “receber o presidente da UMP em Arganil é sempre uma honra, especialmente quando se discutem assun­tos tão sérios, como é o caso da questão dos modelos de contratualização entre Es­tado e Sociedade Civil, mas também como as suas ins­tituições se organizam e atuam.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contactos

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.