Skip to content

Memorial No “Chorão Da Saudade”

“Um povo que não tem memória é um povo que não tem futuro”, foi com estas palavras inspiradas no Papa Francisco que José Dias Coimbra, Provedor da Misericórdia, deu início à cerimónia que teve lugar no Jardim Condessa das Canas e que serviu para perpetuar o nome de algumas das figuras mais marcantes que passaram pelo antigo hospital desta Instituição.
O Provedor realçou que, “no momento em que a Misericórdia se prepara para reabilitar o emblemático edifício da vila de Arganil e em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) celebra 40 anos de existência, não faria sentido deixar cair no esquecimento as diversas figuras que marcaram varias gerações e, simultaneamente, contribuíram para a projeção do antigo hospital na região, bem como o desenvolvimento do SNS na nossa Beira Serra ”.
A este propósito salientou a amizade entre António Arnaut e Fernando Vale, que certamente influenciou a constituição do maior símbolo da democracia que é o SNS, e que traduz a democratização do acesso de todos aos cuidados de saúde, independentemente da sua situação social.
Por fim, destacou que “ a recuperação do antigo hospital deverá contar com apoios do Estado, no âmbito de Compromissos já existentes”, e que espera sejam cumpridos, mas que acima de tudo deverá servir para “mobilizar todos os que realmente amam Arganil e a região, todos os que se preocupam com o desenvolvimento local e não com as quezílias ridículas das capelinhas. A recuperação do emblemático edifício será a melhor forma de honrar os que agora recordamos.”
De forma simbólica e singela e tendo como pano de fundo o enorme Chorão existente no jardim, e que justificou a designação do memorial descerrado de “O Chorão da Saudade”, a cerimónia realizada reuniu unicamente membros dos Órgãos Sociais da Misericórdia, Familiares das personalidades evocadas, profissionais do SNS e comunicação social.
Coube a Mário Vale, com a emoção que o caracteriza e em representação dos familiares presentes, frisar em cada um dos nomes inscritos no memorial, as principais características que os distinguia, bem como a amizade que os unia.

Nomes inscritos no memorial – O Chorão da Saudade:
– Dr. Fernando Baeta Cardoso do Vale;
– Dr. José Maria Viegas Pimentel;
– Dr. Vasco de Campos;
– Dr. Adolfo Rocha (Miguel Torga);
– Dr. António José Parente dos Santos;
– Dr. Armando Dinis Cosme;
– Enf. Guilherme Ferreira Rodrigues;
– Irmãs Religiosas da Congregação Filhas de S. José.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contactos

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.