Skip to content

D. Virgílio Antunes, em Arganil, na Misericórdias

D. Virgílio Antunes, em Arganil, planta oliveira na Mata das Misericórdias

No âmbito da visita de Sua Excelência Reverendíssima o Bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes, ao concelho de Arganil, este foi recebido na Misericórdia, onde celebrou Missa na Igreja da Instituição, acompanhado pelo Orfeão Maestro Alves Coelho.

Após a celebração da Eucaristia deslocou-se à Mata das Misericórdias onde plantou uma oliveira junto a outras já colocadas por outras figuras da Igreja, como foram o caso do Bispo D. Albino Cleto, do Padre Vítor Melícias e do Cónego Manuel Martins, como símbolo da sua passagem pela Instituição.

Aproveitou a ocasião para visitar aquele espaço natural, sala de visitas do concelho, onde conheceu diversos recantos temáticos, como foi o caso do percurso dos poetas, ou a Rua das Freguesias.

Seguiu-se a receção oficial no salão nobre da Instituição, onde membros dos órgãos sociais, colaboradores e utentes marcaram presença para saudar o Bispo de Coimbra.

No discurso, o Provedor, Prof. José Dias Coimbra, fez questão de realçar a ligação das Misericórdias à Igreja que “não sendo da Igreja, são de Igreja”, destacando a importância da visita da mais alta figura da Diocese de Coimbra a Arganil, “motivo de júbilo para todos os cristãos manifestando, desta forma, uma maior proximidade da Igreja às comunidades”.

Salientou ainda, “que a Misericórdia presta apoio a todo o concelho de Arganil, através, não só das suas respostas sociais e equipamentos, mas de igual modo diversos programas de intervenção comunitária, como são o caso das Cantinas Sociais e da RLIS”.

D. Virgílio Antunes salientou a forma acolhedora como foi recebido na sua pastoral pelas diversas comunidades que visitou, manifestando o seu “agrado por conhecer mais amiúde a atuação da Misericórdia e o seu papel, assente nas obras de Misericórdia que, no fundo, abrangem tudo o que nos rodeia, surgindo como o espaço onde devemos manifestar o nosso sentido cristão”.

Valorizou ainda, o “papel do amor aos mais vulneráveis”, estimulando “todos os que trabalham nesta causa a manterem uma dedicação plena aos irmãos que mais precisam.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contactos

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.