Misericórdia informa situação COVID-19 / vacinação
Tal como já havíamos dado nota, ao longo das últimas semanas a Instituição tem procurado agilizar o processo de recolha de dados destinados ao arranque da vacinação contra o COVID-19 na Misericórdia de Arganil.
Deste modo, foi hoje possível o arranque oficial deste processo de vacinação, perspetivando-se que esta operação decorra até ao final desta semana, neste caso sexta-feira, dia 15 de Janeiro, face à dimensão da sua estrutura.
A vacinação englobará não só utentes, mas de igual modo será extensível aos colaboradores, de acordo com o número de vacinas que venham a ser disponibilizadas.
De igual modo, a resposta da Unidade de Cuidados Continuados – Dr. Fernando Valle está integrada neste processo, perspetivando-se que já esta quinta-feira tenha concluída a respetiva vacinação.
Simultaneamente, a Instituição irá manter os procedimentos que tem vindo a adotar, por forma a preservar os seus utentes e colaboradores, assumindo de forma clara que o retorno à normalidade será efetuado sempre de forma gradual, levando em consideração: o contexto atualmente vivido na comunidade envolvente, os números de infeção existentes na mesma e a sua evolução nas próximas semanas, a conclusão do processo de vacinação, bem como o número de colaboradores abrangidos por este processo e que, reitera-se, depende do número de vacinas disponibilizadas.
Acrescenta-se ainda, que a realização de testes não deixará de ser um procedimento a que a Instituição possa procurar recorrer, visto que a conclusão do próprio processo de vacinação, designadamente a administração da segunda dose, tem um horizonte temporal ainda significativo.
Renovamos os nossos agradecimentos a todos os colaboradores da Instituição pelo seu empenho e dedicação, às famílias dos utentes pela sua compreensão pela situação que atravessamos e à qual somos alheios.
Uma palavra final para as equipas de saúde pública, medicina familiar e equipas destacadas para a administração das vacinas, nomeadamente na ERPI da instituição, pela colaboração no âmbito da luta contra o COVID-19.
