X Aniversário Do Orfeon Maestro Alves Coelho
Criado em 2010, por iniciativa do Provedor da Misericórdia, prof. José Dias Coimbra, este grupo coral amador tem sido uma peça cada vez mais importante no firmamento musical da região.
Só assim, e com o empenho de todos os que compõe este Orfeon, foi possível atingir a marca dos dez anos de existência, contribuindo para que o nome que ostenta – Maestro Alves Coelho – não seja esquecido.
Por outro lado, este grupo coral tem permitido dar visibilidade e conteúdo ao projeto cultural que se concentra na Academia Condessa das Canas, sendo este projeto hoje uma referência incontornável no panorama local, sob a lógica da intergeracionalidade, aberto à comunidade, aos utentes e colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, entidade mãe desta e de outras iniciativas.
Perante esta marca simbólica de dez anos de existência, não poderia a Misericórdia alhear-se deste momento, motivo pelo qual estimulou a gravação do primeiro CD do Orfeon, com o título “Giestas”, correspondendo assim às expetativas do seu Maestro José Miguel Marques, jovem que encontrou nesta Misericórdia o abrigo e o apoio para que, associada às suas aptidões profissionais, pudesse desenvolver o seu gosto pela Música.
No entanto, e ainda mais importante, a celebração do X Aniversário do Orfeon Maestro Alves Coelho é o ponto de partida para que a figura que dá o nome a este Grupo Coral não seja esquecida, especialmente em 2021, ano que marca a passagem de 90 anos desde o seu desaparecimento.
Não podemos deixar de registar a presença nesta celebração de figuras do campo da Música como Augusto Mesquita, Francisco Neves e Tiago Mateus, assim como o jornalista e investigador António César Quaresma Ventura.
Também diversas associações culturais de todo o Concelho, com particular incidência no campo da Musica, marcaram presença, sem esquecer as presenças da Senhora Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Dr.ª Paula Dinis e do Sr. Vereador do Partido Socialista, Eng. Fernando Vale.
Parabéns Orfeon Maestro Alves Coelho.
